Whisky Black Stone
O Aperitivo de Whisky Black Stone é um produto nacional, da empresa brasileira Fante Bebidas, e representa uma bebida destilada com sabor marcante, acessível e popular no mercado. Ao contrário de whiskies importados e de alta graduação alcoólica, o Black Stone é uma opção mais suave.
A relevância do uísque, ou qualquer outra bebida, está ligada à entidade ou falange espiritual que a consome durante os trabalhos espirituais.
O uísque, assim como outras bebidas alcoólicas, é usado na Umbanda por algumas entidades por diversas razões simbólicas:
- Limpeza e proteção: O álcool é considerado um elemento purificador e protetor, tanto para o médium quanto para o ambiente de trabalho.
- Facilitação da incorporação: O consumo moderado por uma entidade pode ajudar a entorpecer as faculdades do médium, facilitando a incorporação e a comunicação espiritual.
- Conexão com a energia da entidade: A escolha da bebida reflete a energia e a história da entidade. Entidades com um arquétipo mais "refinado" ou de "esquerda" (como alguns Exus e Pombagiras) podem pedir uísque, enquanto outras, como a maioria dos Exus e Pombagiras, consomem marafo (cachaça).
- Elemento de poder: Assim como o tabaco, as bebidas alcoólicas são elementos de poder que as entidades utilizam em seus trabalhos para manipular energias e realizar limpezas espirituais.
Entidades que podem consumir uísque
Embora não haja uma regra fixa, é mais comum que o uísque seja consumido por falanges como:
- Exus: Principalmente os considerados "chiques" ou que atuam de forma mais discreta, representando a sua capacidade de transitar entre diferentes energias.
- Pombagiras: Algumas falanges podem pedir uísque, mas é mais comum que prefiram champanhe, licores ou vinhos.
- Malandro: Por vezes, a figura do malandro, como Zé Pelintra, pode consumir uísque, embora a cachaça seja mais tradicionalmente associada a essa falange.